Universo Fintechs

banespa

Buscamos trazer dados, informações, análises, tendências, insigths e reflexões sobre o universo das Fintechs (startups especializadas em soluções econômicas aliadas à tecnologia).

Para tanto, partimos de um olhar holístico, interdisciplinar entre a Economia, a Administração e o Direito, sem deixar de recorrer a estudos da Política e dos Meios Sociais.

Na Economia, procuramos analisar os cenários macroeconômico e microeconômico, numa visão ampla e segmentada.

Na Administração, atentamos para os fundamentos das empresas, tais como governança corporativa, políticas internas e externas, accountability e compliance, e o foco no ser humano, não só quanto aos clientes, mas ao seu próprio capital intelectual.

No Direito, por sua vez, olhamos para a moldura que circunscreve o quadro de tais relações. Assim, mais que se preocupar com leis e políticas, miramos o fato de que hoje não basta analisar se a norma é válida ou inválida, mas, pelo contrário, examinar a sua arquitetura. Isto é, hoje em dia, o Ordenamento Jurídico deve oferecer normas adequadas às novas realidades, diante dos impactantes avanços tecnológicos contemporâneos.

Na Política, enquanto isso, voltamos o foco para a sua estrutura e dinâmica, que envolve o jogo político. O estudo da Ciência Política permite compreender melhor o cenário em pauta, com seus atores, instituições e organismos, além de suas condutas e ações, que, com certeza, influenciam as relações econômicas e, assim, o próprio desempenho das empresas no mercado de capitais. Quando necessário, assim, recorre-se ao exame deste prisma.

Finalmente…

Os Meios Sociais. Isto é, a investigação acerca da interação dos players econômicos na sociedade civil e em seus relacionamentos com os organismos e instituições financeiras e os Estados, tanto no plano nacional como no campo internacional, permite compreender melhor suas motivações e causas que os levam a agir de tal modo. Assim é possível visualizar tais relações e se situar nesse quadro, posicionando-o na parede firme e em equilíbrio.