Exame – Fundos de Investimentos | O poder de escolher e delegar

Por Juliana Machado  

Na minha última newsletter (se você não leu, pode acessar ela aqui), eu falei sobre como os fundos de investimento são bem legais para quem quer começar a investir ou mesmo já sabe investir e quer mais diversificação. Na ocasião, a gente começou a nossa conversa sobre a responsabilidade que o investidor (você) deve ter na hora de escolher um bom profissional, da mesma forma que você não contrata qualquer pessoa para cuidar de um problema. 

Como meu trabalho é indicar justamente os bons profissionais, que tal a gente conversar um pouco sobre como analisar a qualidade de um fundo? 

Não existe mágica na hora de falar sobre avaliação de investimentos: é preciso dedicar um tempinho a estudar. Por mais que os fundos te poupem boa parte do trabalho, já que a decisão de investimento vai ficar com o gestor do fundo, para escolher com sabedoria você também precisa saber quem você está contratando. Você não coloca qualquer profissional dentro da sua casa, então não deixe seu dinheiro com qualquer pessoa. É preciso saber delegar e saber escolher para o processo ser proveitoso.

– Observe sempre qual a taxa de administração cobrada e a taxa de performance. Essas são as cobranças feitas para que o fundo funcione (administração) e para premiar o gestor pelo trabalho feito (performance). Quanto menor é o risco de um produto, menos sentido faz pagar caro por ele.

– Os fundos no Brasil são divididos em quatro tipos: renda fixa, ações, multimercados e cambial. Procure analisar a estratégia de um fundo, e não apenas essa classificação. Isso vai te ajudar a ver o que exatamente o gestor está fazendo com o seu dinheiro. Multimercado, por exemplo, é um chapéu bem grande: pode ter desde estratégias mais conservadoras, até práticas de risco elevado. Se um multimercado está de fato tomando risco na bolsa, por exemplo, aí vale a pena premiar o gestor; se, do contrário, ele se aventura menos, não tem motivo para você pagar a conta.

Leia a lâmina do fundo e o regulamento. Várias dúvidas que surgem quando as pessoas pedem indicações de bons fundos para investir e algumas dessas dúvidas estão esclarecidas nesses documentos, que reúnem todas as informações importantes de cada produto. Tributação? Tá lá. Taxa de administração? Também tá lá. Performance? Tudo lá. Detalhes sobre a estratégia e a política de investimento? Tá lá.

Não caia na falácia do retrovisor. Seu amigo teve uma experiência maravilhosa com uma loja ou um serviço e você, contente ao ver o resultado, vai atrás. Por algum motivo, a coisa desanda, o atendimento é péssimo, o serviço ficou ruim. Significa que o trabalho não presta? Não. Talvez o erro tenha sido pontual ou talvez houve mudanças na prestação do serviço. Fato é: resultado passado não é garantia de resultado futuro. Isso significa que sim, você sempre deve analisar diversas janelas de rentabilidade de um fundo e, não, nenhuma delas vai assegurar que o fundo vai repetir aquela trajetória.

Mantenha foco no todo, não na parte. Existe uma figura de linguagem na língua portuguesa que se chama metonímia e que significa tomar a parte pelo todo. “Gosto de ler Machado de Assis”, por exemplo, que na verdade significa gostar de ler a obra do escritor. Na linguagem, é lindo. Nos investimentos, não. Faça análises do desempenho de um fundo em janelas longas e diferentes. Olhar apenas o mês ou mesmo o ano vai te mostrar só uma parte da história do fundo, e não a história completa.

Daria para estender esse conteúdo em mais uma infinidade de temas do manual do investidor de sucesso, mas, para uma newsletter, creio que seja o essencial. Tempo é dinheiro e não vamos tomar o seu. Gaste-o com aprendendo conteúdo bom, sempre que possível. Ah, e descansando também. Quem sabe escolher bem e delegar – tarefas, funções, responsabilidades e decisões – certamente tem o prazer de aproveitar melhor o próprio tempo.

Um abraço!
Juliana Machado.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s